O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária. Devido às características de seu movimento tem a deficiência da fraqueza da cor onde seu movimento fica limitado à cor da casa de onde inicia a partida. O cavalo é uma das peças mais importantes no xadrez, possuindo uma flexibilidade que o torna poderoso. O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. O cavalo move-se por duas casas horizontalmente ou verticalmente e então uma casa a mais em um ângulo reto. O movimento do cavalo forma um “L”. O cavalo sempre termina seu movimento em uma casa de cor oposta à inicial. O cavalo pode pular sobre peças de qualquer cor enquanto vai para sua casa de destino, mas ele não captura nenhuma das peças que pula. O cavalo captura quando termina seu movimento na casa de uma peça adversária. O cavalo não pode terminar seu movimento em uma casa ocupada por uma peça da mesma cor. Uma vez que o movimento do cavalo não é em linha reta, ele pode atacar uma rainha, bispo ou torre sem ser atacado reciprocamente por esta peça.
A abertura é a fase da partida que contém o grupo de movimentos iniciais das brancas e das negras. Sequências consagradas de movimentos iniciais das brancas são denominadas também de “aberturas” e, quando são efetuadas pelas negras, são denominadas de “defesas” e recebem nomes próprios, tais como Abertura Réti ou Defesa Câmara, sendo também catalogadas em obras de referência como a Encyclopaedia of Chess Openings. Existem centenas de diferentes aberturas e defesas, variando imensamente em características, desde o jogo posicional até lances bastante agressivos. Os enxadristas profissionais necessitam de anos de prática e estudo para dominar completamente as aberturas e defesas de seus repertórios e continuam aprimorando esse conhecimento durante toda a carreira, uma vez que a teoria enxadrística sempre está evoluindo com o acréscimo constante de novidades teóricas.
A Defesa Holandesa no xadrez é definida pelos movimentos 1.d4 f5 e sua variante mais simples, o sistema Muro de Pedra ou Stonewall, pode ser usado pelos iniciantes para responder à abertura do peão da dama pelo Branco 1. d4. Na verdade, o sistema Muro de Pedra pode ser usado contra qualquer abertura de xadrez que não seja 1.e4 e também é um sistema fácil de aprender que não requer memorizar jogadas, como acontece com outras aberturas ou defesas.
Anderssen é considerado o principal jogador da Escola Romântica do xadrez e também é conhecido por suas contribuições na composição de Problemas de xadrez. Além de ter publicado dois livros na área, foi um dos principais representantes do "Período de Transição" que sucedeu a "Velha Escola" nesta área do xadrez. Destacou-se pelo seu jogo agressivo e também é lembrado pelas partidas a imortal e a sempre-viva. Segundo análise retroativa no Sistema de rating ELO, foi o primeiro jogador a ultrapassar a pontuação de 2 600 e um dos cinco melhores até sua morte.
Robert James "Bobby" Fischer (Chicago, 9 de março de 1943 – Reykjavík, 17 de janeiro de 2008) foi um grande mestre de xadrez americano e décimo quarto campeão mundial de xadrez. Em 1972, venceu o Campeonato Mundial de Xadrez ao derrotar o soviético Boris Spassky em uma partida disputada em Reykjavík, Islândia, considerada um confronto símbolo da Guerra Fria, que atraiu um interesse midiático maior que qualquer outra partida de xadrez já disputada. Em 1975, Fischer recusou-se a defender seu título ao não chegar a um acordo com a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em relação ao modelo de disputa da partida. A desistência tornou Anatoly Karpov campeão do Torneio de Candidatos de 1974, o novo campeão mundial.
Alexander Alexandrovich Alekhine (em russo: Александр Александрович Але́хин) (Moscovo, 19 jul./ 31 de outubro de 1892greg. — Estoril, 24 de março de 1946) foi um jogador de xadrez franco-russo de grande nível, conhecido pelo seu estilo marcadamente atacante e campeão mundial de xadrez durante 17 anos. Alekhine nasceu no seio de uma família abastada, o pai era proprietário de terras e membro da Duma, enquanto que a mãe era filha de um rico industrial. Foi a mãe que ensinou a Alexander e ao seu irmão a jogar xadrez, em 1903.
Gambitos caracterizam-se pela oferta de material (sacrifício) de peças ou peões ao adversário em troca de ganhos não materiais, como tempo, espaço, desenvolvimento ou linhas abertas. Cabe a este adversário refutar ou aceitar ou recusar o gambito, devolvendo o material ganho em momento oportuno com vantagens.
A Defesa Francesa é uma defesa de xadrez que se produz após os lances: 1.e4 e6 Sendo que a continuação mais usual (mostrada no diagrama) é 2.d4 d5, com as pretas na intenção de ...c5 posteriormente, atacando o centro das brancas e ganhando espaço na ala da dama. As brancas têm espaço extra no centro e na ala do rei e geralmente querem passar com f4-f5. A Francesa tem a reputação de ser sólida e resiliente, ainda que algumas linhas como a Variante Winawer possa levar a complicações. A posição das pretas geralmente é meio apertada durante o início do jogo; em particular, o peão e6 pode impedir o desenvolvimento do bispo em c8.
Uma das principais vantagens da Inglesa é manter a flexibilidade, e poder jogar eventualmente com g3, Cc3 seguido de e4, ou mesmo d4 em algum momento, transpondo para aberturas estilo peão dama. Abaixo vou colocar algumas partidas com vitórias interessantes das brancas, com os mais variados planos. O potencial de transposição dessa abertura é impressionante! Você pode levar seu oponente para fora de sua abertura e atraí-lo para as variações que ele não conhece.
A Defesa Caro-Kann é uma abertura de xadrez popular para as pretas e tem a reputação de ser uma das respostas mais sólidas para 1.e4. Também foi a abertura favorita de Campeões Mundiais ao longo da história, como Capablanca, Botvinnik, Petrosian e Karpov, e teve um crescimento constante em popularidade nos últimos anos, interpretado por Super-GMs modernos como Anand, Adams e Leko. A abertura foi jogada em várias partidas do Campeonato Mundial de Xadrez ao longo da história, incluindo, por exemplo, a partida entre Garry Kasparov e Anatoly Karpov em 1987, a partida entre Vladimir Kramnik e Peter Leko em 2004 e a partida entre Vishy Anand e Magnus Carlsen em 2013. A Caro-Kann pertence ao grupo de aberturas de xadrez semiabertas para as pretas e ocorre após os lances 1.e4 c6.
O homem tem um grande fascínio por tudo que diz respeito ao desconhecido e ao que desafia sua compreensão, sendo seduzido pelas narrativas, visto que estas relatam experiências vividas, falam do sobrenatural, dissertam sobre a condição humana ou indicam um novo horizonte existencial, seja de maneira simbólica ou realista, o homem transita entre o real e o imaginário na busca de conhecer a sua própria história ou de como conhecer-se, visto ser um mistério a si próprio.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária. Devido às características de seu movimento tem a deficiência da fraqueza da cor onde seu movimento fica limitado à cor da casa de onde inicia a partida. Na fase de abertura os bispos desempenham funções de defesa dos peões ao centro e no conceito hipermoderno são flanqueados de modo a atacar o centro à distância. No meio-jogo e final seu valor aumenta à medida que as posições tornam-se mais abertas embora não tanto se o jogador não possuir o par. Estudos de finais envolvendo o bispo são amplamente estudados resultando normalmente em um empate quando de cores opostas ou uma vitória caso exista um peão passado cuja casa de promoção seja da cor do bispo e o Rei possa proteger o peão até à sétima fileira.
O Gambito da Dama é uma abertura de xadrez do grupo das aberturas do peão da dama caracterizada pelos movimentos: 1.d4 d5 2.c4 Desde o início do século (XX), esta abertura, que nasce de 1. d4, faz parte do repertório dos Grandes Mestres de Xadrez. Ela é muito menos popular entre os enxadristas de nível médio, pois estes apresentam dificuldades de ordem psicológica no seu aprendizado. Quando jogam com as brancas, preferem jogar 1.e4. Se jogam com as negras, sentem-se intimidados quando o adversário inicia a partida com 1. d4. O Gambito da Dama torna-se uma arma mortal porque com ele as brancas obtém maior liberdade de ação para suas peças. Como resultado, conseguem frequentemente um decisivo comando sobre o tabuleiro. Algumas vezes exercem uma ação de leve estrangulamento sobre as forças negras; outras vezes, devido a sua mobilidade superior, as brancas ficam em condições de arrematar de forma brilhante.
Multiverso é um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos. Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe: a totalidade do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das leis e constantes físicas que os descrevem. É uma extrapolação possível de algumas teorias científicas para descrever um grupo de universos que estão relacionados, os denominados universos paralelos. A ideia de que o universo que se pode observar é só uma parte da realidade física deu luz à definição do conceito "multiverso".
Existe um outro Universo, assim como esse, onde todos os eventos aleatórios que resultaram na nossa realidade aconteceram exatamente da mesma forma. A única diferença é que, quando nós tomamos uma decisão fatídica neste Universo, tomamos um caminho alternativo no outro. Esses dois Universos, que ficaram paralelos por tanto tempo, de repente divergiram. Talvez o nosso Universo, com a versão de eventos aos quais estamos familiarizados, não seja único. Talvez existam outros Universos, talvez até com diferentes versões de nós mesmos, com diferentes histórias e resultados alternativos do que obtivemos. E isso não é apenas ficção, mas uma das possibilidades mais empolgantes propostas pela física teórica.
O sol tímido iluminava com sua luz fraca o quarto de dormir de Alessandro Rivera. Morador da pequena cidade de Costa Dourada, levava uma vida tranquila junto à s Mal pregara os olhos na noite passada. Uma dor incômoda no seu braço direito não o deixara dormir. Passou a mão pelo local dolorido e assustou-se ao ver que sua mão estava úmida e malcheirosa. Saltou da cama, acendeu a luz para ver melhor a ferida e, o que viu lhe deixou assustado. Múltiplos nódulos ulcerados tomavam conta do seu braço além de uma coceira insuportável. Acordou sua esposa e os dois em comum acordo decidiram procurar ajuda médica. Após minucioso exame foi diagnosticado com uma espécie desconhecida de Leishmaniose, causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. Diferente das demais esta forma de infecção se tornou excessivamente agressiva e ao que tudo indicava era extremamente contagiosa. O médico recolheu amostras e imediatamente encaminhou ao laboratório. Enquanto aguardavam o resultado dos exames, mais cinco pacientes chegaram ao consultório com os mesmos sintomas.
O fim dos tempos (também chamado tempo do fim e últimos dias) é um período futuro descrito variadamente nas previsões de várias religiões do mundo, que ensinam que os eventos do mundo alcançarão um ápice final. A literatura apocalíptica tem uma importância considerável na história da tradição judaico-cristã-islâmica, ao veicular crenças como a ressurreição dos mortos, o dia do Juízo Final, o céu, o inferno e outras que são ali referidas de forma mais ou menos explícita. O sinal ou marca da besta é alvo de diversas interpretações. Existem aqueles que dizem que o sinal será literalmente posto na mão direita ou na testa, e acusam o Verichip de ser esse sinal. Outros preferem uma visão mais simbólica e interpretam que o sinal da besta na mão direita ou na testa significaria respetivamente atitudes e pensamentos segundo as intenções da besta, e contrários a Deus.
O termo abdução é usado para descrever, relatar, afirmar ou simplesmente levantar a hipótese de raptos, desaparecimentos temporários ou memórias supostamente reais de pessoas que teriam sido levadas secretamente, contra a própria vontade . O suposto fenômeno da abdução gera uma atenção substancial de cientistas, cuja maioria nega objetivamente os relatos existentes ou questiona se os fatos realmente aconteceram da forma como são descritos. Histórias de aparições alienígenas ou abduções sempre permearam o imaginário popular. Há quem duvide fielmente de que isso é possível, mas, por outro lado, há quem jure de pé junto de que seres de outro planeta são reais. Esse segundo grupo, em partes, vai além e afirma que eles não só existem como também já nos visitaram.
O Giuoco Piano (italiano: "jogo calmo"), é a abertura mais antiga de que se tem registro. O português Damiano a utilizava no início do século XV e o italiano Greco, no início do século XVI. Devido ao trabalho de Greco na abertura, é também algumas vezes chamada Abertura italiana, entretanto aquele termo é também mais utilizado para descrever a posição após 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4. A abertura Giuoco Piano foi popular durante o século XIX, mas modernos refinamentos no jogo defensivo levam mais mestres a utilizarem aberturas como a Ruy Lopez que oferecem às peças brancas mais chances para longa duração da partida
DOIS MUNDOS E UM DESTINO é uma fantástica viagem através de turbulentos caminhos da alma humana. Conquistas, fracassos, derrotas e vitórias, alegrias e decepções. Uma sociedade dividida social e culturalmente, mas unidas por um mesmo sentimento: solidariedade. Divirta-se e emocione-se com os personagens de mundos opostos. Viaje por paisagens e lugares os mais diferentes. Saboreie as mais deliciosas receitas das cozinhas regionais e internacionais. Deguste os melhores vinhos e champanhes. Sobreviva em lugares inóspitos e descanse em luxuosos hotéis e pousadas. Seja nosso convidado neste passeio emocionante e cultural.
Por que ainda não encontramos extraterrestres? O Paradoxo de Fermi é a contradição entre as grandes probabilidades de existência de civilizações extraterrestres e a completa falta de evidências de que um dia houvesse contato com alguma civilização alienígena. São muitas as razões pela qual ainda não conseguimos fazer contato com outras civilizações extraterrestres, entre as quais: 1- Não houve o surgimento de nenhuma outra civilização, (Sendo assim estamos sozinhos no Universo) 2- A vida inteligente tende a se auto destruir. 3- Há uma civilização mais avançada que as outras e as está colonizando e destruindo - neste cenário, ainda não teriam vindo para a terra. 4- Teoria da inflação e o argumento da juventude 5- Eles existem, mas nós não vemos as evidências. (Assim sendo, os milhares de avistamentos de OVNIs seriam pura invenção) 6- A comunicação é impossível devido a problemas de escala. (Dois eventos que são simultâneos em um referencial não são simultâneos em nenhum outro referencial inercial que esteja em movimento em relação ao primeiro.
A chess opening or simply an opening refers to the initial moves of a chess game. The term can refer to the initial moves by either side, White or Black, but an opening by Black may also be known as a defense. There are dozens of different openings, and hundreds of variants. The Oxford Companion to Chess lists 1,327 named openings and variants. These vary widely in character from quiet positional play to wild tactical play. In addition to referring to specific move sequences, the opening is the first phase of a chess game, the other phases being the middlegame and the endgame.
Os Movimentos de Abertura, ou simplesmente Aberturas, ou Defesas, são sequências de movimentos iniciais do jogo de xadrez, desenvolvendo-se as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficientemente bom. É a batalha pelo centro, se desenvolve as peças menores em certas linhas retas de ação, iniciando a pressão sobre o centro. Existem dezenas de aberturas diferentes, com centenas de variantes catalogadas, onde a Oxford Companion to Chess reconheceu 1 327 aberturas e variantes. Estas possuem nomes como por exemplo Defesa Siciliana ou Gambito da dama recusado, que geram variações desde posições tranquilas (por exemplo Abertura Réti e algumas linhas do Gambito da Dama Recusado) a táticas de jogo arrojadas (por exemplo Gambito Letão e Defesa dos dois cavalos). Em algumas linhas de aberturas, os movimentos considerados melhores têm sido estudados até o vigésimo lance, onde enxadristas profissionais dedicam anos de estudos em aberturas, e a teoria das aberturas continua a evoluir. Abertura Ruy Lopez e Defesa Siciliana
Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus antecessores e de outras variantes atuais. A forma atual do jogo surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter se desenvolvido a partir de suas antigas origens persas e indianas.
CAMPEÕES BRASILEIROS Souza Mendes-Orlando Roças Júnior-Thomaz Borges-Walter Cruz-Octavio Trompowsky Adhemar Rocha-Márcio Elísio de Freitas-José Thiago Mangini-Eugênio German-Flávio Carvalho Jr.-Luís Tavares-Olício Gadia-Ronald Câmara-Hélder Câmara-Antônio Rocha-Henrique Mecking-José Pinto Paiva-Herman Claudius van Riemsdijk-Márcio Miranda, Alexandru Segal-Carlos Gouveia-Jaime Sunye Neto-Marcos Paolozzi-Gilberto Milos-Roberto Watanabe-Everaldo Matsuura- Darcy Lima-Aron Correa-Rafael Leitão-Giovanni Vescovi-Alexandr Fier-André Diamant-Krikor Mekhitarian-Everaldo Matsuura-Roberto Junio Brito Molina
As aberturas de xadrez são muito importantes para definir a disposição do tabuleiro pelo resto do jogo. Ainda que o jogador com as peças brancas tenha vantagem por jogar primeiro, existem diversas estratégias e defesas que você pode usar ao jogar com as peças pretas. Existem muitas aberturas diferentes que podem ser usadas depois que o jogador com a peça branca fizer sua primeira jogada, mas as aberturas mais eficazes costumam ser a Defesa Siciliana e a Defesa Francesa. Caso prefira uma abordagem mais defensiva, opte pela Defesa Nimzo-Indiana para proteger o seu rei.
Torneio de Candidatos de Xadrez Uma das orientações é que os jogadores não são obrigados a se cumprimentar antes e depois das partidas. Várias disputas esportivas pararam pelo mundo por causa da pandemia do novo coronavírus, incluindo competições de e-sports. Não é o caso do xadrez. O Torneio de Candidatos da modalidade começou na terça-feira (17) e segue até o dia 3 de abril, na cidade russa de Ecaterimburgo, já do lado asiático do país, a mais de 1,7 mil km da capital Moscou. Para evitar a propagação de Covid-19, torcedores não terão acesso à arena de jogos. Quatro jogadores tomaram a ponta da competição. Fabiano Caruana (EUA), Ian Nepomniachtchi (Rússia), Maxime Vachier-Lagrave (França) e Wang Hao (China) lideram, com a soma de 1.5/2, seguidos por Alexander Grischuk (Rússia), com 1 ponto. Anish Giri (Holanda) e Kirill Alekseenko (Rússia) têm meio ponto. O chinês Ding Liren (China), um dos favoritos, perdeu novamente.
Kasparov foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez em 1985, quando tinha 22 anos na final do mundial. (Em 2002 Ruslan Ponomariov com apenas 18 anos se tornou o mais jovem Campeão Mundial de toda história do xadrez.) Manteve o título mundial de melhor jogador oficial da Federação Internacional de Xadrez até 1993, quando uma disputa com a FIDE levou-o a criar uma organização rival, a Professional Chess Association. Ele continuou a vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Clássico pela PCA, até ser derrotado por Vladimir Kramnik em 2000 sem ganhar sequer uma única partida. Garry também é largamente conhecido por ser o primeiro campeão mundial de xadrez que jogou uma partida contra um computador, quando perdeu para o Deep Blue em 1997.
Narrado em linguagem de facil entendimento
Os Movimentos de Abertura, ou simplesmente Aberturas, ou Defesas, são sequências de movimentos iniciais do jogo de xadrez, desenvolvendo-se as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficientemente bom. É a batalha pelo centro, se desenvolve as peças menores em certas linhas retas de ação, iniciando a pressão sobre o centro Existem dezenas de aberturas diferentes, com centenas de variantes catalogadas, onde a Oxford Companion to Chess reconheceu 1 327 aberturas e variantes. Estas possuem nomes como por exemplo Defesa Siciliana ou Gambito da dama recusado, que geram variações desde posições tranquilas (por exemplo Abertura Réti e algumas linhas do Gambito da Dama Recusado) a táticas de jogo arrojadas (por exemplo Gambito Letão e Defesa dos dois cavalos). Em algumas linhas de aberturas, os movimentos considerados melhores têm sido estudados até o vigésimo lance, onde enxadristas profissionais dedicam anos de estudos em aberturas, e a teoria das aberturas continua a evoluir.
O xadrez é um jogo de estratégia de muita profundidade, que requer concentração e habilidade do jogador. Grandes enxadristas da história começaram a jogar xadrez desde pequenos, por isso se recomenda aos pais que lhes ensine o quanto antes. Quanto mais cedo as crianças aprenderem, melhores e mais habilidosas se tornarão no xadrez. Uma criança pode começar a jogar xadrez a partir dos quatro anos de idade. O jogo, para ela pode ter diferentes finalidades: diversão e treino, competição, melhora da concentração, memória e criatividade, complemento da educação e formação. Além de tudo isso se reconhece no xadrez muitos benefícios nas áreas de desenvolvimento intelectual, habilidades e no estado emocional.
Por um longo tempo acreditou-se que o mais importante era dar mate ao rei logo no começo do jogo. Os jogadores eram grandes atacantes e tinham um rico conhecimento de armadilhas e ciladas de aberturas que só eram possíveis graças aos erros do oponente. Com o tempo percebeu-se que isso era errado, pois se houvesse uma defesa correta, as armadilhas não funcionariam e podiam, em certos casos, prejudicar o próprio jogador.
Armadilhas-Mates Elementares-Abertura fácil-Vença rapidamente-Dicas Valiosas
Dicas importantes. Como ganhar rapidamente. Armadilhas. Mates Elementares.Notações.
Leis da FIDE, Leis da CBX. Regras de Cométição, Cálculo de ratings, Sistema algébrico, anotações de uma partida, regulamentos
Os Movimentos de Abertura, ou simplesmente Aberturas, ou Defesas, são sequências de movimentos iniciais do jogo de xadrez, desenvolvendo-se as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficientemente bom. É a batalha pelo centro, se desenvolve as peças menores em certas linhas retas de ação, iniciando a pressão sobre o centro.
O Sistema Colle é uma abertura de xadrez introduzida pelo belga Edgard Colle no início dos anos 20. É uma variante da Abertura do Peão da Dama, caracterizada pelo sistemático desenvolvimento das peças menores brancas, visando o avanço do peão do rei à e4. Apesar de ser considerada uma abertura sólida, é também muito inflexível, o que a torna pouco popular nos jogos dos Grandes Mestres.
No xadrez e em jogos similares, o final refere-se ao estágio do jogo onde poucas peças permanecem no tabuleiro. A linha entre o meio-jogo e o final não é sempre clara, e pode ocorrer gradualmente ou através da troca rápida de peças. O final, porém, tende a possuir características diferentes do meio-jogo, e os jogadores possuem preocupações estratégicas diferentes. Em particular, peões tornam-se mais importantes, com muitos finais envolvendo a tentativa de promover um peão, que ocorre quando este alcança a última fileira. O rei, que durante o meio-jogo tinha que ser protegido, devido à ameaça de xeque-mate, torna-se uma forte peça no final, podendo ser trazido ao meio do tabuleiro e ser uma peça útil de ataque.
O título de Grande Mestre (GM) é conferido aos mestres de xadrez de nível internacional. Com exceção do título de Campeão Mundial, o Grande Mestre é o mais alto título que um enxadrista pode alcançar em vida. Para obter este título, o candidato um rating FIDE (ELO) de pelo menos 2.500 pontos e três resultados favoráveis, denominados normas, em torneios envolvendo outros Grandes Mestres, incluindo torneios internacionais. Entretanto, há outras formas de se obter o título, como vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil.
O cavalo é uma das peças mais importantes no xadrez, possuindo uma flexibilidade que o torna poderoso. O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. Na posição inicial das peças sobre o tabuleiro, cada jogador tem a sua disposição dois cavalos, posicionadas em b1 e g1, para as brancas, e sobre b8 e g8, para as pretas, Conforme estabelece a FIDE, o cavalo deve ser representado pela letra C nos países lusófonos nas notações algébricas de xadrez, que devem ser utilizadas em torneios oficiais. Em periódicos e na literatura, recomenda-se a utilização de figuras ou diagramas
500 aberturas- 500 partidas para analisar De acordo com a The Encyclopaedia of Chess Openings
As casas e4,e5, d4, d5 formam o centro do tabuleiro de xadrez. Elas se comparam a uma colina do alto da qual pode se ver todo o campo de batalha ou lançar um ataque fulminante a qualquer alvo no tabuleiro. A luta pelo centro começa já nos primeiros lances. O lado que conquista uma vantagem no centro (ou o ocupa) geralmente garante uma facilidade de mover suas peças, de um lado para outro do tabuleiro, o que constitui uma vantagem para suas forças. 1.e4 e5 Ocupação do centro 2.Cf3 Cf6 Domínio do centro 3.Cc3 Cc6 Defesa do centro
As brancas oferecem um peão com 2. c4, constituindo este lance o Gambito da Dama. Um gambito, como já sabemos, é uma abertura em que se oferece material tendo em vista o ganho de tempo para um melhor desenvolvimento ou a obtenção de outras vantagens.
A Abertura do peão da dama é uma abertura de xadrez caracterizada pelo lance: 1.d4 Começar a partida com 1.d4 é muito bom porque o peão controla as casas centrais c5 e e5, o bispo branco de casas escuras pode se mover na diagonal c1-h6 e a dama ganha mobilidade, podendo se mover no espaço d1-d3. Neste momento, as pretas devem decidir como enfrentar o ataque branco. As duas respostas mais populares são 1...d5 e 1...Cf6. Outros movimentos visam permitir as brancas construir um centro forte com 2.e4. Outra razão de 1...d5 e 1...Cf6 serem considerados as respostas principais é que muitas das outras alternativas transpõem a essas linhas. Uma exceção notável é a Defesa Holandesa (1...f5) que tem como único objetivo impedir 2.e4.
A abertura recebe o nome do sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre esta abertura, um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber seu nome, não é de sua autoria, sendo referida, por exemplo, no Manuscrito de Göttingen, que foi escrito em torno de 1490. Entretanto, a abertura não se tornou popular antes da metade do século XIX, quando o teórico russo Carl Jaenisch redescobriu seu potencial. Desde então a popularidade da abertura só cresceu, sendo adotada até mesmo por Grandes Mestres em seus jogos.
A Defesa Siciliana é a denominação de uma defesa de xadrez das peças negras. As brancas fazem e4, o primeiro lance, que é do peão do Rei das brancas, em seguida as negras respondem com c5. 1.e4 c5 Jaenish, Van der Lasa e Staunton consideravam esta a melhor resposta das negras a 1.e4. Phillidor propunha, como melhor resposta, 2.f4, e indicava que os teóricos de sua época preferiam 2.d4, para recapturar o peão com a dama, ou seguir com 2. ...cxd4 3.♘f3 ♘c6 4.♘xd4.[1] Esta é a resposta mais popular em nível mestre para 1.e4. As negras imediatamente lutam pelo centro do tabuleiro, mas atacando pela coluna c (ao invés de espelhar o ataque dos movimentos das peças brancas) ela cria uma posição assimétrica que leva a situações complicadas. Tipicamente, as brancas têm a iniciativa pela ala do Rei, enquanto as negras o fazem pela ala da Dama, particularmente na coluna c, após a troca do peão preto da coluna c pelo peão branco da coluna d. A defesa foi nomeada por Gioacchino Greco no século XVII.
Estratégia é o plano que abrange todo o jogo. Enxadristas têm que ter um plano. Os planos podem mudar, mas não faça um movimento sem primeiro ter uma estratégia em mente! O plano de jogo certo depende em parte do estágio da partida: abertura, meio do jogo ou final do jogo. Depois da abertura, quando a maioria das peças moveram-se das casas iniciais para o centro do jogo, vem o meio do jogo, que dura até que um dos jogadores leve xeque-mate ou até que a maioria das peças esteja trocada. O final do jogo gira em torno da promoção de um peão à dama. Frequentemente é no meio do jogo que uma partida é ganha ou perdida - e onde planejar é especialmente importante! Escolha um bom plano e jogue de acordo com ele. Use táticas para ganhar peões, peças ou até para dar xeque-mate no rei do seu oponente
Depois deter dominado os fundamentos das aberturas, chegou a hora de desenvolver o meio jogo: O meio-jogo no xadrez refere-se à porção do jogo que ocorre imediatamente após a abertura, e continua até transicionar no final, esta geralmente começando quando damas são trocadas, embora se várias peças ainda permanecem no jogo pode-se dizer que o jogo é um “meio-jogo sem Damas”. Durante o meio-jogo, os jogadores tentarão fortalecer suas posições e enfraquecer a do seu oponente, através do posicionamento cauteloso das peças para ataques e defesas preparadas.
A partir de 1961, o panorama político nacional mudou completamente. Em 1961 Jânio Quadros renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse e quem deveria substituí-lo automaticamente era o vice-presidente, João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Este, entretanto, encontrava-se em viagem oficial à República Popular da China. Militares então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista. Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado. Em 1963, porém, houve um plebiscito, e o povo optou pela volta do regime presidencialista. João Goulart, finalmente, assumiu a presidência da República com plenos poderes, e durante seu governo tornaram-se aparentes vários problemas estruturais na política brasileira, acumulados nas décadas que precederam o golpe e disputas de natureza internacional, no âmbito da Guerra Fria, que desestabilizaram o seu governo. Em 1964, houve um movimento de reação, por parte de setores conservadores da sociedade brasileira – notadamente as Forças Armadas, o alto clero da Igreja Católica e organizações da sociedade civil, apoiados fortemente pela potência dominante da época, os Estados Unidos – ao temor de que o Brasil viesse a se transformar em uma ditadura socialista similar à praticada em Cuba, após a falha do Plano Trienal do governo de João Goulart de estabilizar a economia, seguido da acentuação do discurso de medidas vistas como comunistas na época, tais como a reforma agrária e a reforma urbana. Após a Revolução Democrática de 1964 ou Golpe Militar de acordo com a esquerda nacional o país ficou dividido em dois grupos antagônicos: de um lado um movimento político-militar conservador, de outro, as “reformas de base” nacional-populistas. Salomão Louzada colocou-se à frente de um grupo de guerrilha e Salvador Louzada, irmão de Salomão, à frente de um pelotão de repressão. Esta é a estória que não foi contada, misto de realidade e ficção.
20 exercícios de mate em 2 20 exercícios de mate em 3 20 Finais para estudo 20 exercícios de tática 20 estudos de combinações 10 partidas analisadas
Nas últimas décadas o xadrez ressurge como esporte, posição contestada, anteriormente, pela provável ausência do aspecto físico na sua prática. Nas olimpíadas de Sidney foi aceito como esporte de demonstração e será reintegrado definitivamente às competições que valem medalhas a partir de 2020. Esta conquista do mundo enxadrístico deve-se, na sua essência, ao abrupto aumento do número de praticantes do xadrez após a popularização da Internet. O esporte por ser de fácil acesso, necessita apenas de um tabuleiro e de um jogo de peças para ser praticado, é amplamente praticado na rede mundial de computadores atraindo adeptos de todo o mundo. Para a inclusão do xadrez nas Olimpíadas de Verão, a modalidade necessitou comprovar seu aspecto esportivo, a fim de convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realmente era um esporte. Para tanto foram realizados estudos que comprovaram o xadrez como atividade física, sendo que, monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, o resultado foi surpreendente. No ápice da disputa alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova. Os altos níveis de atividade cerebral, os aumentos da circulação sanguínea, da liberação hormonal e a movimentação, principalmente dos membros superiores, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e sobretudo motora. Há de se salientar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.
Analisar com profundidade as partidas de xadrez é muito importante para desenvolver o seu jogo. Naturalmente, um treinamento é feito de estudo de cálculo, estratégia etc, mas apenas a observação atenta de partidas de Grandes Mestres fará com que você dê os passos necessários para melhorar seu jogo.
Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, atualmente segundo os historiadores do enxadrismo todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no século VI.
No Brasil, os campeonatos nacionais são disputados desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes. Já o primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960, em Brusque, vencido por Dora Rúbio. O maior enxadrista brasileiro de todos os tempos, porém, é Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho. Em 1977 Mequinho foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo. Além dele, a FIDE lista outros sete jogadores que possuem o título de Grande Mestre: Alexandre Fier, André Diamant, Darcy Lima, Felipe El Debs, Gilberto Milos, Giovanni Vescovi, Jaime Sunye Neto e Rafael Leitão. Além de tudo isso que já foi mencionado, o xadrez é ainda um esporte bastante inclusivo já que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações frente ao mesmo tabuleiro.
Era uma vez um Reino muito distante, situado num vale muito fértil e feliz. Este reino era conhecido pelo nome de Reino Branco. Ali vivia o Rei Bianco Claro, governante bom e justo, mas muito ambicioso. Há muito tempo ele estava de olho nas terras do seu vizinho o Rei Schultz Moreno.
Conforme os anos iam passando, Sebastião sentia que ia perdendo dia a dia um pouco de sua fé. Já tinha dúvidas se tinha escolhido o caminho certo ou se ingressara na vida religiosa para contentar seus pais. Não concordava com muitas coisas da doutrina católica e se questionava muitas vezes em assuntos de ordem moral e ética. Sua fé, antes inabalável, estava a um passo de desmoronar. Amanhã iria aconselhar-se com o Bispo, antes de tomar atitudes das quais poderia se arrepender mais tarde. Às vezes um conselho de alguém com mais experiência e que vê os fatos de outro ângulo, poderia ser de grande valia. Foi com estes pensamentos que o Padre Sebastião Ferreira foi dormir. Entre a culpa e a felicidade, adormeceu com um sorriso nos lábios. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- As cartas entre Ana Paula e Sebastião a cada dia que passava iam se tornando cada vez mais e mais íntimos. Deixando a timidez de lado, Ana Paula resolveu tomar a iniciativa e convidar Sebastião para um encontro. Não sabia por que, mas estava começando a gostar daquele padre. Isto seria pecado? Sonhava com ele e não raro se imaginava aconchegada em seus braços. Sebastião sentia que a situação estava fugindo do seu controle. Investia cada vez mais naquele louco romance. Ao receber o convite para um encontro, ficou sem saber o que fazer. Pediu um tempo para pensar melhor, muito embora ideia semelhante já viesse há muito tempo passando por sua cabeça. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ O vulto esgueirava-se protegido pela escuridão. Trazia em uma das mãos um pequeno frasco e na outra o que parecia ser um lenço. Iria fazer o que tinha que ser feito, mesmo que isto lhe trouxesse futuras complicações. O certo era que não poderia deixar as coisas tomarem o rumo que estavam tomando. Algo precisava ser feito. E seria esta noite. Uma coruja piou para logo em seguida bater asas assustada, deixando o galho onde repousava tranquila até aquele momento. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Clarissa Barone chegou ao bar por volta de 20:30 minutos. Estava um pouco atrasada, pois Dario demorara-se mais do que de costume para sair para a jogatina. Já não estava aguentando mais as insinuações de Barone, e precisava resolver seu romance da melhor maneira possível. Atravessou o pátio arborizado quase correndo. Seu coração palpitava e sentia o sangue correr por todo seu corpo. O apito do guarda noturno se ouviu ao longe. Gotículas de chuva começaram a cair. A noite de primavera estava agradável e se não chovesse seria uma noite perfeita.
A Doutrina de Segurança Nacional se assentava na tese de que o inimigo da Pátria não era mais externo, e sim interno. Não se tratava mais de preparar o Brasil para uma guerra tradicional, de um Estado contra outro. O inimigo poderia estar em qualquer parte, dentro do próprio país, ser um nacional. Para enfrentar esse novo desafio, era urgente estruturar um novo aparato repressivo. Diferentes conceituações de guerra – guerra psicológica adversa, guerra interna, guerra subversiva – foram utilizadas para a submissão dos presos políticos a julgamentos pela Justiça Militar.
Jogados alguns lances, o tabuleiro já está numa posição bem diferente da inicial. No centro há peões e boa parte das peças já está melhor posicionada. O rei está protegido pelo roque. Começa então o meio jogo, a fase onde a grande luta vai ser travada. A seguir, alguns princípios gerais, formulados por William Steinitz, primeiro campeão do mundo de Xadrez, no sinal do século 19: O exército dominante pode atacar, e deve fazê-lo; caso contrário correrá o risco de perder a vantagem. Deverá atacar o ponto mais fraco da posição do adversário. Aquele que está na defesa deve querer defender-se e fazer temporariamente concessões. Em toda posição equilibrada, os dois lados manobram procurando inclinar o equilíbrio a seu favor. Mas uma posição equilibrada gera outras também equilibradas, caso os jogadores joguem com precisão. A vantagem pode consistir em uma grande e indivisível ou em um conjunto de pequenas. O lado predominante na luta de posições deve acumular pequenas vantagens e transformar as variáveis em constantes.
No Brasil, a população vivia em média 33,7 anos, em 1900, após um século, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 68,6 anos e a perspectiva é de que em 20 anos, a população viva, em média, 72 anos. Mas um dado preocupante é que em 2000, a população brasileira de idosos apresentou crescimento oito vezes maior quando comparada às taxas de crescimento da população jovem e o envelhecimento da população tem como consequência o crescimento no número de pessoas que necessitam de tratamentos e cuidados maiores tanto do Estado e Municípios quanto de familiares, parentes e amigos. A qualidade de vida de pessoas na terceira idade sofre influência de muitos fatores físicos, psicológicos, culturais e sociais. Então avaliar e promover a saúde deste grupo significa organizar e pensar suas necessidades nos mais variados campos do saber, numa atuação completa visando à mente, o corpo e a alma. Neste sentido, se fazem necessários além de outras atividades, terapias ocupacionais que venham promover qualidade de vida. A reabilitação cognitiva busca resgatar e estimular o idoso nas atividades cognitivas e atuar no seu cotidiano, através de atividades que mantenham os idosos ativos melhorando sua concentração, sequencia do pensamento, atenção e a capacidade de fazer escolhas. Como por exemplo, atividades como a leitura, o jogo de xadrez, bingo, palavras cruzadas, fazendo uso de anotações, quebra cabeças, jogo da memória, caça palavras, entre outros. Portanto, o xadrez, é um importante recurso que reúne componentes educativos importantíssimos, como concentração, a paciência, a criatividade, atenção, entre outros, que podem contribuir para a qualidade de vida do idoso.
Leve o Xadrez para qualquer lugar. Formato prático para quem não vive longe do xadrez. Ideal para estudos no trânsito, no ônibus, no metrô, no avião, no trabalho. Contém dicas, partidas, armadilhas e muito mais.