Criar uma Loja Virtual Grátis
CATÁLOGO
CATÁLOGO

A Defesa Caro-Kann é uma abertura de xadrez popular para as pretas e tem a reputação de ser uma das respostas mais sólidas para 1.e4. Também foi a abertura favorita de Campeões Mundiais ao longo da história, como Capablanca, Botvinnik, Petrosian e Karpov, e teve um crescimento constante em popularidade nos últimos anos, interpretado por Super-GMs modernos como Anand, Adams e Leko. A abertura foi jogada em várias partidas do Campeonato Mundial de Xadrez ao longo da história, incluindo, por exemplo, a partida entre Garry Kasparov e Anatoly Karpov em 1987, a partida entre Vladimir Kramnik e Peter Leko em 2004 e a partida entre Vishy Anand e Magnus Carlsen em 2013. A Caro-Kann pertence ao grupo de aberturas de xadrez semiabertas para as pretas e ocorre após os lances 1.e4 c6.

O cavalo é uma das peças mais importantes no xadrez, possuindo uma flexibilidade que o torna poderoso. O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. Na posição inicial das peças sobre o tabuleiro, cada jogador tem a sua disposição dois cavalos, posicionadas em b1 e g1, para as brancas, e sobre b8 e g8, para as pretas, Conforme estabelece a FIDE, o cavalo deve ser representado pela letra C nos países lusófonos nas notações algébricas de xadrez, que devem ser utilizadas em torneios oficiais. Em periódicos e na literatura, recomenda-se a utilização de figuras ou diagramas

A partir de 1961, o panorama político nacional mudou completamente. Em 1961 Jânio Quadros renunciou ao mandato no mesmo ano de sua posse e quem deveria substituí-lo automaticamente era o vice-presidente, João Goulart, segundo a Constituição vigente à época, promulgada em 1946. Este, entretanto, encontrava-se em viagem oficial à República Popular da China. Militares então acusaram Jango de ser comunista e o impediram de assumir seu lugar como mandatário no regime presidencialista. Depois de muita negociação, lideradas principalmente pelo cunhado de Jango, Leonel de Moura Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul, os apoiadores de Jango e a oposição acabaram fazendo um acordo político pelo qual se criaria o regime parlamentarista, passando então João Goulart a ser chefe-de-Estado. Em 1963, porém, houve um plebiscito, e o povo optou pela volta do regime presidencialista. João Goulart, finalmente, assumiu a presidência da República com plenos poderes, e durante seu governo tornaram-se aparentes vários problemas estruturais na política brasileira, acumulados nas décadas que precederam o golpe e disputas de natureza internacional, no âmbito da Guerra Fria, que desestabilizaram o seu governo. Em 1964, houve um movimento de reação, por parte de setores conservadores da sociedade brasileira – notadamente as Forças Armadas, o alto clero da Igreja Católica e organizações da sociedade civil, apoiados fortemente pela potência dominante da época, os Estados Unidos – ao temor de que o Brasil viesse a se transformar em uma ditadura socialista similar à praticada em Cuba, após a falha do Plano Trienal do governo de João Goulart de estabilizar a economia, seguido da acentuação do discurso de medidas vistas como comunistas na época, tais como a reforma agrária e a reforma urbana. Após a Revolução Democrática de 1964 ou Golpe Militar de acordo com a esquerda nacional o país ficou dividido em dois grupos antagônicos: de um lado um movimento político-militar conservador, de outro, as “reformas de base” nacional-populistas. Salomão Louzada colocou-se à frente de um grupo de guerrilha e Salvador Louzada, irmão de Salomão, à frente de um pelotão de repressão. Esta é a estória que não foi contada, misto de realidade e ficção.

20 exercícios de mate em 2 20 exercícios de mate em 3 20 Finais para estudo 20 exercícios de tática 20 estudos de combinações 10 partidas analisadas

Nas últimas décadas o xadrez ressurge como esporte, posição contestada, anteriormente, pela provável ausência do aspecto físico na sua prática. Nas olimpíadas de Sidney foi aceito como esporte de demonstração e será reintegrado definitivamente às competições que valem medalhas a partir de 2020. Esta conquista do mundo enxadrístico deve-se, na sua essência, ao abrupto aumento do número de praticantes do xadrez após a popularização da Internet. O esporte por ser de fácil acesso, necessita apenas de um tabuleiro e de um jogo de peças para ser praticado, é amplamente praticado na rede mundial de computadores atraindo adeptos de todo o mundo. Para a inclusão do xadrez nas Olimpíadas de Verão, a modalidade necessitou comprovar seu aspecto esportivo, a fim de convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que realmente era um esporte. Para tanto foram realizados estudos que comprovaram o xadrez como atividade física, sendo que, monitorados os batimentos cardíacos de jogadores em partidas de xadrez relâmpago, o resultado foi surpreendente. No ápice da disputa alguns jogadores apresentavam níveis de batimento cardíaco comparados ao de um corredor ao final da prova. Os altos níveis de atividade cerebral, os aumentos da circulação sanguínea, da liberação hormonal e a movimentação, principalmente dos membros superiores, exigem do enxadrista uma boa capacidade física e sobretudo motora. Há de se salientar também o aspecto postural e emocional, trabalhados constantemente durante o jogo.

Conforme os anos iam passando, Sebastião sentia que ia perdendo dia a dia um pouco de sua fé. Já tinha dúvidas se tinha escolhido o caminho certo ou se ingressara na vida religiosa para contentar seus pais. Não concordava com muitas coisas da doutrina católica e se questionava muitas vezes em assuntos de ordem moral e ética. Sua fé, antes inabalável, estava a um passo de desmoronar. Amanhã iria aconselhar-se com o Bispo, antes de tomar atitudes das quais poderia se arrepender mais tarde. Às vezes um conselho de alguém com mais experiência e que vê os fatos de outro ângulo, poderia ser de grande valia. Foi com estes pensamentos que o Padre Sebastião Ferreira foi dormir. Entre a culpa e a felicidade, adormeceu com um sorriso nos lábios. ---------------------------------------------------------------------------------------------------- As cartas entre Ana Paula e Sebastião a cada dia que passava iam se tornando cada vez mais e mais íntimos. Deixando a timidez de lado, Ana Paula resolveu tomar a iniciativa e convidar Sebastião para um encontro. Não sabia por que, mas estava começando a gostar daquele padre. Isto seria pecado? Sonhava com ele e não raro se imaginava aconchegada em seus braços. Sebastião sentia que a situação estava fugindo do seu controle. Investia cada vez mais naquele louco romance. Ao receber o convite para um encontro, ficou sem saber o que fazer. Pediu um tempo para pensar melhor, muito embora ideia semelhante já viesse há muito tempo passando por sua cabeça. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ O vulto esgueirava-se protegido pela escuridão. Trazia em uma das mãos um pequeno frasco e na outra o que parecia ser um lenço. Iria fazer o que tinha que ser feito, mesmo que isto lhe trouxesse futuras complicações. O certo era que não poderia deixar as coisas tomarem o rumo que estavam tomando. Algo precisava ser feito. E seria esta noite. Uma coruja piou para logo em seguida bater asas assustada, deixando o galho onde repousava tranquila até aquele momento. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ Clarissa Barone chegou ao bar por volta de 20:30 minutos. Estava um pouco atrasada, pois Dario demorara-se mais do que de costume para sair para a jogatina. Já não estava aguentando mais as insinuações de Barone, e precisava resolver seu romance da melhor maneira possível. Atravessou o pátio arborizado quase correndo. Seu coração palpitava e sentia o sangue correr por todo seu corpo. O apito do guarda noturno se ouviu ao longe. Gotículas de chuva começaram a cair. A noite de primavera estava agradável e se não chovesse seria uma noite perfeita.

No Brasil, a população vivia em média 33,7 anos, em 1900, após um século, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 68,6 anos e a perspectiva é de que em 20 anos, a população viva, em média, 72 anos. Mas um dado preocupante é que em 2000, a população brasileira de idosos apresentou crescimento oito vezes maior quando comparada às taxas de crescimento da população jovem e o envelhecimento da população tem como consequência o crescimento no número de pessoas que necessitam de tratamentos e cuidados maiores tanto do Estado e Municípios quanto de familiares, parentes e amigos. A qualidade de vida de pessoas na terceira idade sofre influência de muitos fatores físicos, psicológicos, culturais e sociais. Então avaliar e promover a saúde deste grupo significa organizar e pensar suas necessidades nos mais variados campos do saber, numa atuação completa visando à mente, o corpo e a alma. Neste sentido, se fazem necessários além de outras atividades, terapias ocupacionais que venham promover qualidade de vida. A reabilitação cognitiva busca resgatar e estimular o idoso nas atividades cognitivas e atuar no seu cotidiano, através de atividades que mantenham os idosos ativos melhorando sua concentração, sequencia do pensamento, atenção e a capacidade de fazer escolhas. Como por exemplo, atividades como a leitura, o jogo de xadrez, bingo, palavras cruzadas, fazendo uso de anotações, quebra cabeças, jogo da memória, caça palavras, entre outros. Portanto, o xadrez, é um importante recurso que reúne componentes educativos importantíssimos, como concentração, a paciência, a criatividade, atenção, entre outros, que podem contribuir para a qualidade de vida do idoso.